quarta-feira, 19 de novembro de 2014

10ª Edição - Política

O que é política?


Política é a ciência de governar um estado ou nação e é, também, uma forma de governo que engloba instituições políticas para governar uma nação. Monarquia e República são sistemas políticos tradicionais. O significado de política é muito abrangente e está, em geral, relacionado com aquilo que diz respeito ao espaço público. 

Qual o significado do voto?


Significado do voto: numa democracia como ocorre no Brasil, as eleições são de fundamental importância, além de representar um ato de cidadania. Possibilitam a escolha de representantes e governantes que fazem e executam leis que interferem diretamente em nossas vidas. Escolher um péssimo governante pode representar uma queda na qualidade de vida.
O voto deve ser valorizado e ocor-rer de forma consciente. Devemos votar em políticos com um passa-do limpo e com propostas voltadas para a melhoria de vida da coletividade.









Alunas: Ávilla Nayara, Débora Cristina, Kezia Ferreira, Letícia Parreira, Mariane Machado, Ranielly Oliveira.
Turma: 9º A



O voto no Brasil


O voto é a mais antiga ferramenta do brasileiro para exercer sua cidadania e escolher seus representantes.  Da fundação da Vila de São Vicente, em 1532, até a reabertura democrática da constituição de 1988, esse direito já sofreu diver-sas restrições, como a exigência de uma renda mínima e a exclusão feminina.

- 1555 – Voto Censitário
Da colônia até quase o fim do Império, só podiam votar comerciantes ricos, nobres, burocratas, militares, senhores de engenho e homens de posses.

-1821 – Corte Lusa
Em 1820, clero, nobreza e exército se revoltaram, exigindo a monarquia constitucional em Portugal. D. João VI convocou eleições em março de 1821 para a nova corte – 72 vagas para a elite brasileira. Após seis meses, uma junta escolheu 68 brasileiros, - apenas 50 assumiram.

- 1881 – Lei Saraiva
 Aprovado em janeiro de 1881, um decreto do primeiro ministro do Império José Antônio Saraiva estabeleceu eleições diretas para câmaras e assembleias. Províncias foram divididas em distritos e eleitores com renda mínima anual de 200 mil-réis foram cadastrados. Em 1882, foram excluídos os analfabetos, já que era preciso assinar um documento.

- 1891 – Voto de cabresto
Com o presidencialismo, a Constituição de 1891 ratificou as votações diretas, embora Deodoro da Fonseca tenha sido eleito presidente pela Assembleia. Em 1904, a Lei Rosa e Silva estabeleceu que, além da cédula que ia para a urna, outra seria preenchida, datada e rubricada por fiscal eleitoral – intimidação que duraria toda a Primeira República.




-1932 – Voto Feminino
Estabeleceu-se voto secreto e obrigatório para “cidadão maior de 21 anos, sem distinção de sexo” em 1932. Assim, mulheres podiam votar. A médica paulista Carlota de Queiroz foi eleita deputada. Em 1934, a idade mínima para votar passou a ser de 18 anos.

-1950 - Sem maioria
Em 1945, Getúlio Vargas fora deposto após o Estado Novo e o militar Eurico Gaspar Dutra foi eleito presidente. Em 1946, a Constituição não exigia a maioria absoluta dos votos para representantes do Executivo. Assim, menos da metade dos eleitores levaram três presidentes ao poder: Getúlio em 1950, Juscelino Kubtischek em 1955 e Jânio Quadros em 1960.

-1955 - Cédula oficial
Duas grandes novidades foram integradas ao sistema eleitoral em 1955. Uma lei determinou que o título fosse vinculado a uma seção eleitoral e voltou a exigir foto do votante – ideia prevista já no código de 1932. Em agosto, as cédulas de votação, até então de responsabilidade dos candidatos, passa-riam a ser feitas pela Justiça Eleitoral.

-1963 - Referendo
Com a renúncia de Jânio Quadros em 1961, o Congresso condicionou a posse de João Goulart ao parlamentarismo. Em janeiro de 1963, contudo, o brasileiro participou do seu primeiro referendo, que teve como resultado a rejeição do novo sistema. Seria também a última votação popular antes da ditadura que se instalou com o golpe de 1964.

-1989 - Eleições diretas
A reabertura democrática trouxe a nova Constituição de 1988. Presidente, governadores e prefeitos de grandes cidades seriam eleitos em dois turnos. Jovens acima de 16 anos, analfabetos e maiores de 70 anos ganharam direito facultativo ao voto. Em 1989, após 29 anos de escolhas feitas pelo Congresso, houve eleição para presidente.

- 1996 - Urna eletrônica
Após experiências feitas desde 1989, 57 cidades com mais de 200 mil habitantes usam urna eletrônica na eleição municipal. Em 2000, na primeira eleição totalmente informatizada do mundo, 110 milhões de pessoas escolheram prefeitos e vereadores de 5559 municípios.








Alunos: Alex Torres, Pedro Henrique, Ana Paula, Beatriz Steffany.
Turma: 9ºA




Como foram as pesquisas para 1º e 2º turno? O que acham da presidenta reeleita? Dê sua opinião.


No primeiro turno tivemos uma disputa acirrada e de grandes mudanças, onde a segunda colocada nas pesquisas não passou para o segundo turno. Ficando a disputa entre Dilma (PT) e Aécio Neves (PSDB), em que a presidenta foi reeleita. A candidata reeleita poderá dar continuidade em suas obras e projetos.

Resultado Eleições Presidencial 2014 – 2º turno:

Dilma: 51,64%
54.501.118 votos

Aécio Neves: 48,36%
51.041.155 votos


Alunos: Anna Katrinny, Dyenefer Lamara, Hillary Torres, Thaynara Oliveira.
Turma: 9º A



O voto deve ser obrigatório? Porquê? Se não fosse vocês votariam? 


Sim, porque é um direito nosso de escolher em quem devemos votar e é um direito escolher representantes do nosso país. Por esses motivos é que nós temos o dever de escolher porque senão passaria a ser uma monarquia, nós devemos exercer o nosso direito como eleitores, e exercer a cidadania em nosso Brasil.


O que é cidadania?


Cidadania é o exercício dos direitos e deveres civis, políticos e sociais. Os direitos e deveres de um cidadão devem andar sempre juntos, uma vez que ao cumprirmos nossas obrigações permitimos que o outro exerça também seus direitos.
Ser cidadão é ter direito à vida, à liberdade, à igualdade perante a lei, isto é, direito civis. É também participar no destino da sociedade, votar, ser votado, ou seja, ter direitos políticos. Os direitos civis e políticos não asseguram a democracia, sem os direitos sociais, aqueles que garantem a participação do indivíduo na riqueza coletiva, ainda temos o direito à educação, ao trabalho justo, à saúde e a uma velhice tranquila.








Alunos: Geovana, Josyane, Bianca, Bruna, Geisa, Jannes Kleide.
Turma: 9ºA





Por que devemos votar? É possível controlar a corrupção?



O voto é uma maneira democrática de se escolher livremente os nossos representantes. Porém, o voto deve ser consciente! Votar só por votar, não é o ideal, nem votar por obrigação. Até porque o voto não é obrigação, mas sim, um direito do cidadão. Portanto ele (o voto) não deveria ser obrigatório. Isso é coisa de brasileiro (a obrigatoriedade). Se você acha que nenhum dos candidatos merece seu voto, anule-o! 


Como votar conscientemente!


Em primeiro lugar, temos que aceitar que os políticos não são todos iguais. Existem políticos corruptos e incompetentes, porém muitos são dedicados e procuram fazer um bom trabalho no cargo que exercem. 


Mas como identificar um bom político?

É importante acompanhar os noticiários com atenção e critério, para saber o que nosso representante anda fazendo. Pode-se ligar ou enviar emails perguntando ou sugerindo ideias para o seu representante. A cobrança também é um direito que o eleitor tem dentro do sistema democrático.
Como vimos, votar consciente dá um pouco de trabalho, porém os resultados serão positivos. O voto numa democracia é um conquista de povo e deve ser usado com critério e responsabilidade. Votar em qualquer candidato pode ter consequências negativas sérias no futuro, sendo que depois é tarde para o arrependimento.







Alunos: Ivan Mesquita, Luis Filipe, Amilly, João Victor, Caio Augusto.
Turma: 9º A


O que é reeleição? O que vocês pensam sobre reeleição? 


Reeleição é a possibilidade de eleição de um novo mandato para ocupar o mesmo cargo que já ocu-pa por um mandato consecutivo e renovado. A reeleição é um fenômeno típico da forma de governo republicano.
Em minha opinião, o presidente (a) que assumir o governo vai dar o melhor de si para que o governo melhore cada vez mais.  Sobre a reeleição penso que se a presiden-ta realizar o que prometeu, o Brasil estará muito melhor. Além disso, poderá dar continuidade e melhorar seus projetos e programas.

 




Alunos: Ana Paula, Beatriz, Dhouglas, Pedro Henrique, Alex Torres.
Turma: 9º A



Mensagem aos professores


Penso que esta é a oportunidade ideal para agradecer por tudo aquilo que você faz por mim, por tudo o que me ensina em aula e, também, por tudo de bom que a sua postura séria, honesta e ética sugere a mim e a todos os meus colegas de classe.
Acredito que sua vida seja bastante complicada, com tantas coisas a ensinar, com tantas provas a corrigir, com toda a preocupação em saber se os seus ensinamentos foram assimilados. Creio que sejam poucas as profissões que exijam tanto de alguém como o magistério, pois a sua tarefa não termina quando o sinal sonoro indi-ca o fim da aula, e isso torna a sua função um verdadeiro sacerdócio, não é?
Sei que, às vezes, não sabemos reconhecer o seu esforço e a sua dedicação e, assim, peço-lhe desculpas em meu nome e em nome de meus colegas também. Não é por mal, acredite!


Só para descontrair.


O menino chega em casa no final do ano e diz:
-PAI, tenho uma notícia para você!
-O que é? -pergunta o pai.
-Você não me prometeu uma bici-cleta se eu passasse de ano?
-Sim, meu filho.
-Então se deu bem. Economizou um dinheirão.


Racha Cuca:


1: Por que é que o boi sobe o mor-ro?
2: O que é que cai de pé e corre deitado?


Mensagem ao dia das crianças


O seu tempo é mágico.
Bruxas, fadas, duendes povoam seus sonhos.
Na sua realidade os brinquedos ganham vida e tanta fantasia, às vezes espanta, nos encanta.
De seu sorriso puro, de sua engenuidade, a mentira não faz parte.
Você não tem vergonha de extravasar sua sensibilidade.
Brinca, pula, grita, chora, reclama, abraça, faz graça, não guarda rancor. Não entende a dor,  o abandono, pois você é amor.
Sonhe criança, cresça, mostre ao homem que sua lição de verdade pode conduzir à fraternidade.



Fala aí professor!



"Estudante, deixe o passado e viva o presente, absorva o conhecimen-to de seus mestres pois através deles construirá seu futuro." (Luis Alves)

"Ser aluno é ter a humildade de entender que pouco sabe e reco-nhecer naqueles que sabem um pouco mais a imagem de um men-tor que carrega em suas mãos as chaves com as quais poderão abrir as portas do conhecimento." (Luis Alves)


Aconteceu no colégio



A professora Vangela juntamente com os alunos do turno matutino preparou a decoração do colégio e confeccionaram um mural em comemoração ao dia das bruxas, isto é, ao Halloween.


Alunos participando do projeto Mais Educação.


Alunos participando do projeto Mais Educação.

Alunos participando do projeto Mais Educação.


Agenda Escolar


30/10 – Aniversário de Goiânia
15/10 – Dia do Professor
12/10 – Dia das crianças
23/10 – Conselho de classe
28/10 – Comemoração do servidor público. (Com o feriado no dia 31/10 por decreto do governador.)
                            


Aniversariantes:



Alunos:

9ºA 
02/10 – Estefânia da Silva

9º B
28/10 – Flávia Hellen
24/10 – Samuel Lima

Funcionários:

03/10 – Maria de Lourdes
06/10 – Valdeci
18/10 – Lucirene
26/10 - Dayane


Realização



Em parceria com os alunos da turma 9º A.




O que é, o que é?




1. R= Porque não pode pas-sar por baixo.
2. R= As gotas da chuva.





Nenhum comentário:

Postar um comentário