Pedofilia
A pedofilia está classificada pela Organização Mundial de Saúde entre os transtornos da preferência sexual. Pedófilos são pessoas adultas (homens e mulheres) que possuem preferência sexual por crianças - meninos ou meninas - do mesmo sexo ou de sexo diferente, que ainda não atingiram a puberdade ou o início da puberdade. A pedofilia em si não é crime, no entanto o código penal conside-ra crime a relação sexual ou ato libidinoso praticado por adulto com criança ou adolescente menor de 14 anos. É considerado crime, o ato de adquirir, possuir ou armazenar, por qualquer meio, fotografia, vídeo ou outra forma de registro que tenha cena de sexo explícito ou pornográficas envolvendo crianças e ou adolescentes. O pedófilo, em geral têm atividades sexuais com adultos e um comportamento social que não levanta suspeita nas suas atitudes. Geralmente agem pela Internet, salas de bate-papo ou redes sociais, onde adotam um perfil falso e usam a linguagem que mais atraem as crianças.
Abuso sexual
É uma violação dos direitos sexuais, que se traduz pelo abuso e/ou exploração do corpo e da sexualidade de crianças e adolescentes - seja pela força ou outra forma de coerção -, ao envolver meninas e meninos em atividades sexuais impróprias para sua idade, desenvolvimento físico ou psicológico e social.
O abuso é qualquer ato de natureza ou conotação sexual em que adultos submetem menores de idade a situações de estimulação ou satisfação sexual, imposto pela força física, pela ameaça ou pela sedução. O agressor costuma ser um membro da família ou conhecido. Já a exploração pressupõe uma mercantilização, onde o sexo é fruto de uma troca, seja financei-ra, de favores ou presentes. A exploração sexual pode se relacio-nar a redes criminosas e podendo envolver um aliciador, que lucra intermediando a relação da criança ou do adolescente com o cliente.
Existe uma série de fatores que podem favorecer esse tipo de violência, além da condição de pobreza. Entre eles, questões de gênero, étnicas, culturais, a erotização do corpo da criança e do adolescente pela mídia e disfunções familiares. Contudo, devemos lembrar que a violência sexual acontece em todos meios e classes sociais.
Cultura machista
Simone de Beauvor já disse: “não se nasce mulher, torna-se mulher”. O papel social de cada indivíduo é construído historicamente dentro de cada sociedade. A sociedade ocidental capitalista moderna fortemente marcada por uma cultura machista designa à mulher o papel de mãe e dona de casa. Obvia-mente, com os avanços dos movimentos feministas, esse lugar tem sido repensado.
Dessa forma, desde os tempos mais remotos, toda a percepção que a mulher tem de si está ligada à ideia de que o homem é um ser superior, inestimável e necessário na vida dela.
Outro ponto relevante é quanto a atuação da mulher no mercado de trabalho: a mulher sempre foi e ainda é considerada ‘’inferior’’ ao homem. Os modelos de feminino e masculino têm mudado, e cada vez mais presenciamos uma reestruturação dos papeis sociais de homens e mulheres. Entretanto, essas mudanças não foram suficientes para uma equidade de direi-tos efetiva entre os sexos.
Turma: 9º B.
A dimensão humana da sexualidade
A sexualidade possibilita diversas dimensões, tão complexas como a própria pessoa humana. A mais notável distorção, no que diz respeito à compreensão e vivência da sexualidade, tem sido sua redução a uma única dimensão, a biológica. É necessário atentar e tomar consciência de todas as dimensões da sexualidade que são:
A dimensão biológica: a nossa capacidade para nos reproduzirmos depois da puberdade. Também afeta a nossa satisfação sexual.
Dimensão psicológica: é a percepção de como as pessoas de mesmo sexo se comportam. Omissão de palavras consideradas “erradas” ou “sujas” e a supressão de sentimentos que consideramos inaceitáveis para os outros.
Dimensão cultural: as influências históricas tornam-se evidentes quando se consideram alguns costumes ou hábitos. As formas socialmente aceitas do comportamento sexual variam nas diferentes cultu-ras. Mostrando que nossos com-portamentos são muitas vezes aprendidos e não inatos.
Dimensão ética: envolve questões sobre a maneira como tratamos a nós próprios e às outras pessoas, nossa visão de certo e errado e se a abordagem para decidir isso é religiosa, humanista ou pragmática.
Como se transmite a AIDS
O vírus da Aids é encontrado no sangue, no esperma, na secreção vaginal e no leite materno. Dessa forma, a transmissão do vírus pode ocorrer pelo ato sexual, por transfusão de sangue ou por objetos contaminados pelas substâncias citadas acima, caso haja contato direto com o sangue de uma pessoa.
A vida com HIV
O tratamento: a qualidade de vida para pacientes HIV positivo au-mentou consideravelmente desde o desenvolvimento do coquetel de drogas antirretrovirais. Esse grupo de medicações ataca o HIV em diferentes pontos durante o ciclo de infecção, diminuindo o impacto do vírus no sistema imunológico e adiando o desenvolvimento dos sintomas.
Estilo de vida: três comportamentos chaves são essenciais para todos com HIV: manter uma dieta saudável, parar de fumar e realizar exercício físico.
Revelação: revelar o status de HIV é uma decisão pessoal, mas é importante contar ao menos a seu médico. E conversar com a família e amigos é importante para ter um apoio emocional.
Proteção: assim que alguém é diagnosticado com HIV é importan-te tomar medidas de proteção para si e seus parceiros sexuais contra a infecção. Ambos os envolvidos no ato sexual devem insistir na prática do sexo seguro, utilizando barreiras (camisinha masculina, feminina e para sexo oral) e sexo sem penetração.
Alunas: Tais Souza, Rayssa e Sâmylla.
Turma: 9ºB.
Maternidade na adolescência, Namoro na Infância.
A gravidez precoce é uma das ocorrências mais preocupantes relacionadas à sexualidade na adolescência com sérias consequências para a vida dos adolescentes envolvidos, de seus filhos que nascerão e de suas famílias.
No Brasil, a cada ano, cerca de 20% das crianças que nascem são filhas de adolescentes, número que representa três vezes mais garotas com menos de 15 anos grávidas que na década de 70. Sendo que a grande maioria não possui condi-ções financeiras e emocionais para assumir a maternidade.
Opiniões:
Murilo: “Na minha opinião não deve namorar, mas se for para namorar tem que ter a consciência do que vai fazer. O namoro na adolescência é muito grave pois pode prejudicar os estudos.”
Jhonathan Henrique: “Não aceito namorar na escola porque isso pode atrapalhar a educação do aluno e outras coisas como gravidez e doenças transmissíveis.”
Emylle: “Eu acredito que os adolescentes podem sim namorar, mas com respeito uns com os outros. Porque sem respeito eu acho que não tem namoro.”
Alunos: Murilo, Daniela, Elizeu, Emylle, Marinho, Jhonathan Henrique.
Turma: 9ºB.
O que é agressividade?
A agressividade é um tipo de com-portamento normal que se manifesta nos primeiros anos de vida. Na infância, a agressividade é uma forma encontrada pelas crianças para chamar a atenção para si. É uma espécie de reação que adquire quando está à frente de algum acontecimento que faz com que se sintam frágeis e inseguras. Na fase adulta, a agressividade se manifesta ainda como reação a fatos que aparentemente induzem o indivíduo à disputa de sentimentos.
O que são: autoconfiança e autocontrole?
Autoconfiança é a convicção que uma pessoa tem de ser capaz de fazer ou realizar alguma atividade.
Autocontrole é a capacidade de controlar as emoções e os seus desejos.
Drogas e o impacto na saúde
Atualmente a sociedade se depara com situações em que são observadas cada vez mais adolescentes com atitudes e posturas que não são habitualmente naturais, são atos violentos e de brutalidade, que em muitos casos são motivados pelo uso das drogas.
O uso de drogas causa dependência e acarreta muitos prejuízos à saúde. O uso da cocaína por exemplo, pode causar derrames, autofria cerebral, ataques cardíacos e aumento da pressão arterial. O crack pode causar sérios danos nos pulmões causando asma, he-morragia ou até edema pulmonar. Aqueles que utilizam de drogas injetáveis além de sofrerem os prejuízos da droga, estes correm o risco de compartilhar seringas infectadas e contrair Aids ou hepatite.
Alunos: Pamela, Valdimara, Welington, Juliana, Raila.
Turma: 9º B.
Hábitos saudáveis na infância
A criança tem um organismo que não está totalmente formado. E para que sua formação se dê de maneira adequada, são necessá-rios diversos nutrientes. Portanto, uma alimentação diversificada e equilibrada para a criança é fundamental para atingir seu desenvolvimento pleno.
Dessa forma, é necessário que propiciemos uma alimentação saudável e ensinemos hábitos saudá-veis por meio de nossos exemplos.
Assim, envolver as crianças no preparo dos alimentos faz uma grande diferença, explicar seus benefícios, apreciar a refeição com a criança, ressaltando as qualidades, como aroma e sabor, são fundamentais para estimular as crianças a terem uma alimentação saudável.
Mensagem aos professores
Obrigado por fazerem do aprendizado não um trabalho, mas um contentamento. Por fazerem com que nos sentíssemos pessoas de valor. Por nos ajudarem a descobrir o que fazer de melhor e, assim, fazê-lo cada vez melhor. Obrigado por afastarem o medo das coisas que pudéssemos não compreender. Levando-nos, por fim, a com-preendê-las... Por resolverem o que achávamos complicado... Por serem pessoas dignas de nossa total confiança e a quem podemos recorrer quando a vida se mostrar difícil...
Vocês estão de parabéns por serem tão importantes para a formação dos seres humanos com grande respeito e admiração. Parabéns para vocês professores e que Deus os abençoe cada vez mais!
Proclamação da República – 15 de novembro
No dia 15 de novembro de 1889, o Marechal Deodoro da Fonseca, com o apoio dos republicanos, demitiu o Conselho de Ministros e seu presidente. Na noite deste mesmo dia, o marechal assinou o manifesto proclamando a República no Brasil e instalando um governo provisório. Tinha início a República Brasileira com o Marechal Deodoro da Fonseca assumindo provisoriamente o posto de presidente do Brasil. A partir de então, o país seria governado por um presidente escolhido pelo povo.
Alunos: Evellin Cardoso, Rodrigo Gonçalves, Daniel Wesley, Julia Chaves.
Turma: 9º B.
Só para descontrair.
Sem falar com mulher
- Pai, vou me divorciar. Tem seis meses que minha mulher não fala comigo.
O pai fica em silêncio, bebe um gole de cerveja e diz:
- Pense bem, meu filho. Mulher assim é difícil de arranjar.
Divisão no casal:
De tanto ouvir falar da nova divisão de responsabilidades dos casais moderno, aquele sujeito extrema-mente machista chamou a mulher e declarou:
- Querida, a partir de hoje, aqui em casa vamos dividir tudo. Eu fico com o direitos e você com os deveres!
Racha Cuca:
1) O que é o que é, nasci branco, sou preto de natureza, vida para mim é mor-te e morte para mim é vida?
2) Qual é a festa que dizem que é sua mas nunca te convidam?
Fala aí professor!
Aos alunos do Hesketh, tenho a dizer que olhem para frente, pen-sem no futuro, tenham objetivos na vida, direcionem-se para o bem. Tenho certeza que serão felizes, este é o desejo do meu coração a vocês. Feliz 2015!
Profª: Jô
Aconteceu no colégio
Mostra cultural realizada no colégio dia 12/11
O projeto foi desenvolvido em parceria com a disciplina de Língua Estrangeira Inglesa, onde os alunos pesquisaram e apresentaram diversos países que possuem o Inglês como língua materna. Cada turma ficou responsável por um país diferente e cada grupo ficou responsável por um tema referente ao país, entre eles, cultura, geografia, pratos típicos, religião e outros. Os alunos puderam visitar todas as outras salas para assistirem à apresentação de seus colegas, havendo sempre um professor acompanhando em cada sala.
Agenda Escolar
02/11 – Dia de Finados;
15/11 – Proclamação da República;
20/11 – Dia da Consciência Negra.
Aniversariantes:
Funcionários:
01/11 – Fátima Oliveira
03/11 – Elisabeth
05/11 – Júlia
12/11 – Divina
14/11 – Juliana
Alunos:
28/11 – Lucas Messias
04/11 - Rutielly Batista
08/11 – Amilly Silva
01/11 – Anna Katrinny
Realização
Em parceria com os alunos da turma 9º B
O que é, o que é?
1) O urubu.
2) Fim de ano na Globo.
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